Aleteia logoAleteia logoAleteia
Domingo 14 Abril |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

A pergunta que os casais deveriam fazer todas as manhãs

SEKSUALNOŚĆ

North_gear | Shutterstock

Anna Ashkova - publicado em 04/04/23

Segundo um renomado terapeuta de casais, esta simples pergunta é suficiente para promover a conexão entre marido e esposa

Um beijo, um abraço e uma pergunta: “Você dormiu bem”?

É assim que a manhã começa para os casais que acabam de se formar. Mas o tempo passa, a rotina se instala e as pequenas atenções no início do dia dão lugar à correria frenética da vida cotidiana.

Nesse contexto, as conversas matinais são, na maioria das vezes, baseadas na temática logística: “Você vai buscar as crianças na escola”?; “Você pode comprar leite hoje à noite, por favor”?; “Você já marcou aquela consulta médica”?

Porém, de acordo com John Gottman, um renomado terapeuta americano de relacionamento, uma simples pergunta para seu cônjuge pela manhã pode ajudar a quebrar a rotina e fazer a relação durar mais.

Curiosidade, admiração e atenção

No livro The Love Prescription, John Gottman e sua esposa Julie Schwartz explicam que há três coisas universais que são comuns aos casais que duram: interessar-se um pelo outro, compartilhar admiração um pelo outro e ( muitas vezes literalmente) “virar-se um para o outro em vez de se afastar” quando seu parceiro requer atenção.

E para colocar esses três pontos (curiosidade, admiração e atenção) na prática, os Gottmans, que estudam casais há mais de 20 anos, sugerem aos casais fazerem0se esta pergunta todas as manhãs:

“Há algo de que você precise hoje?”

Os especialistas explicam: “É apenas uma frase, uma pergunta, mas faz muito efeito. É um convite, uma construção de confiança. No fundo, essa frase significa ‘eu te amo’ e ‘eu quero estar lá para você'”.

SEKS
Existem três coisas comuns aos casais que duram: curiosidade, admiração e atenção.

Essa simples pergunta seria a chave para um casamento feliz. Mas se trata de perguntar em um momento em que se pode ouvir. Para aqueles que não conseguem realmente assumir uma tarefa extra e atender às necessidades de seu marido/sua mulher, os especialistas em relacionamento aconselham substituir a pergunta por esta: “Como você está se sentindo hoje”?

Abaixo, separamos outras dicas para fazer o casamento ser mais feliz e duradouro. Clique na galeria e confira!

Tags:
CasamentomaridoMulher
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia