Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 22 Setembro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa prorroga o prazo para os recursos de religiosos dispensados

Pope Francis presides over the celebration of the Palm Sunday 2023

Antoine Mekary | ALETEIA

#image_title

I. Media - publicado em 04/04/23

Até então, o prazo para apresentar um recurso à autoridade competente era de 10 dias para a Igreja Latina e 15 dias para as Igrejas Orientais

Em um breve motu proprio publicado em 3 de março de 2023, o Papa Francisco prorrogou o prazo para os recursos de religiosos dispensados de um instituto de vida consagrada. Este ajuste visa assegurar mais plenamente o respeito aos direitos dos interessados, mas também garantir que os procedimentos de dispensa possam ser plenamente aplicados.

la suite aprés cette publicité

A lei canônica prevê que um religioso, em caso de falta grave que mereça dispensa, deve receber uma admoestação por escrito, ou oralmente, perante duas testemunhas. A imposição explícita da dispensa ocorre no caso de não se arrepender, caso em que o responsável deve notificar claramente a causa da dispensa e dar-lhe plena oportunidade de se defender.

la suite aprés cette publicité

Até então, o prazo para apresentar um recurso à autoridade competente era de 10 dias para a Igreja Latina e 15 dias para as Igrejas Orientais. Agora é estendido para 30 dias em ambos os casos, a fim de permitir que “a pessoa interessada avalie melhor as acusações contra ela, bem como para utilizar meios de comunicação mais apropriados”.

O procedimento também é simplificado.

la suite aprés cette publicité

O Papa também destaca “o perigo” de que o procedimento previsto pelos cânones 697-699 do Direito Canônico e pelos cânones 497-499 do Código das Igrejas Orientais “nem sempre seja corretamente respeitado”. Procedimento que prevê, entre outras coisas, a admoestação do religioso por escrito ou perante duas testemunhas, com a imposição explícita da dispensa no caso de não arrependimento, notificando-o claramente da causa da destituição e concedendo-lhe plena faculdade de defender-se. Se a correta execução não for respeitada, sublinha o Pontífice, “estaria em risco a validade do próprio procedimento e, consequentemente, a proteção dos direitos dos professos dispensados”.

Os cânones modificados são 700 e 1734§1 para a Igreja Latina, e 501 para as Igrejas Orientais. O motu proprio, assinado em 2 de abril pelo Papa Francisco, entrará em vigor em 7 de maio.

Tags:
IgrejaPapa FranciscoReligiosos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia