Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Experimente esta atividade popular entre papas, santos e apóstolos

Papa Bento XVI

AFP / OSSERVATORE ROMANO/ FRANCESCO SFORZA

Papa Bento XVI em 31 de julho de 2008, em Bressanone, Itália

Cerith Gardiner - publicado em 10/04/23

Junto com a vida de oração ativa, estes santos homens e mulheres dedicaram tempo a algo de que todos podemos nos beneficiar

Ao longo da história da Igreja, muitos santos, papas e até mesmo alguns dos apóstolos dedicaram tempo a uma atividade significativa: escrever.

E quando olhamos para os muitos diários, cartas e livros que esses homens e mulheres escreveram, conseguimos enxergar neles não apenas a sua fé devota, mas também o seu humor, as suas lutas e um vislumbre do seu cotidiano.

Bento XVI é um exemplo bem conhecido de prolífico escritor católico. A sua obra, capaz de nos proporcionar uma extraordinária compreensão teológica, também nos oferece uma riqueza básica: bom senso, que abunda nas suas sábias palavras. Outro exemplo, com outras características, é o de Santa Zélie Martin, a mãe de Santa Teresinha de Lisieux, que escreveu inúmeras cartas detalhando realidades do dia-a-dia de tantas famílias católicas – incluindo algumas comuns frustrações maternas com os comportamentos nem sempre “santos” das suas filhas.

Esses escritos, que sobrevivem aos séculos, nos dão uma visão das reflexões espirituais desses homens e mulheres e também nos permitem conhecê-los numa dimensão bem mais pessoal. E isso nos permite ver o lado tão humano desses indivíduos incrivelmente santos, para percebermos que a santidade é de fato acessível a todos.

Além disso, todos nós também podemos pegar as nossas canetas e imitar em particular esse hábito da escrita. Não precisamos escrever profundas reflexões espirituais, mas é muito proveitoso anotarmos frequentemente as reflexões que nos sejam significativas.

São notas que podem assumir a forma de oração, aliás. Também há fruto em escrevermos listas de fatos pelos quais somos gratos, ou em anotar as nossas preocupações para buscar entendê-las e resolvê-las, assim como em registrar relatos do nosso cotidiano, como num diário.

Escrever é uma forma privilegiada de processar os nossos pensamentos, aprofundar a nossa compreensão e manter um histórico de como nos desenvolvemos pessoalmente ao longo dos anos. Será um recurso valioso para observarmos, daqui a um ano, o quanto fomos crescendo na fé e no aprimoramento pessoal.

Tags:
EducaçãoHistória da IgrejaPapaSantosVirtudes
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia