Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

As origens da alegre saudação de Páscoa

greeting

Shutterstock

#image_title

Philip Kosloski - publicado em 11/04/23

Os cristãos, em muitas partes do mundo, se cumprimentam com uma saudação que vai além do "Feliz Páscoa”

O Tempo Pascal é para ser uma época de alegria. E essa alegria deve ser, naturalmente, compartilhada com os outros. Ao longo dos séculos, os cristãos a expressaram de diversas maneiras.

Por exemplo, os fiéis, em muitas partes do mundo, se cumprimentam com uma “saudação pascal”. É muito mais que um “Feliz Páscoa”, e relata a alegria que se tem pela ressurreição de Jesus.

O costume foi originalmente desenvolvido no contexto da liturgia e ainda hoje é mantido pelos cristãos orientais.

Ocorre durante a vigília noturna que dá início à celebração da Páscoa no Sábado Santo. Segundo o Metropolitan Cantor Institute, durante o salmo “os fiéis se aproximam para beijar a cruz segurada pelo sacerdote, que saúda a cada um: ‘Cristo ressuscitou!’; e cada um dos fiéis responde: ‘Verdadeiramente, ele ressuscitou!’”

A frase é baseada em uma saudação encontrada no Evangelho de Lucas, quando aqueles que encontraram Jesus no caminho de Emaús foram dizer aos onze apóstolos: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão” (Lucas 24,34).

Há também uma tradição que diz que Maria Madalena se aproximou corajosamente do imperador Tibério em Roma para relatar a ele a ressurreição de Jesus. Ela lhe disse: “Cristo ressuscitou!”

Desde então, a saudação pascal foi preservada não apenas na liturgia, mas também nos costumes cotidianos dos cristãos orientais, que saúdam seus amigos e parentes durante o tempo pascal com um alegre “Cristo ressuscitou!”

A saudação pascal

“Cristo ressuscitou! Ele verdadeiramente ressuscitou!”

Christus resurrexit! Resurrexit vere (latim)

Christòs anésti! Alithós anésti (grego)

PÃO DE FOLHA

Tags:
JesusPáscoaRessurreição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia