Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A Bíblia já foi inteiramente traduzida para 733 idiomas – e, parcialmente, para outros 2.877

pai lê a Bíblia com os filhos

JHDT Productions / Shutterstock

Francisco Vêneto - publicado em 12/04/23

Até 2038, a Federação Mundial das Sociedades Bíblicas quer a Sagrada Escritura traduzida para outras 1.200 línguas

A federação das Sociedades Bíblicas Unidas (United Bible Societies), sediada na cidade inglesa de Swindon e composta por 160 Sociedades Bíblicas presentes em mais de 180 países e territórios, informou no seu mais recente relatório anual que 3.610 idiomas contam hoje com a tradução de pelo menos um livro da Bíblia.

A tradução completa de todos os livros da Sagrada Escritura, por sua vez, está disponível atualmente em 733 línguas.

Segundo dados do relatório destacados pela agência de notícias Gaudium Press, foram concluídos em 2022 os projetos iniciais de tradução das Sagradas Escrituras para 57 idiomas, sendo que em 14 deles se trata da Bíblia completa. Em 2021, tinham sido concluídas as traduções da Bíblia para 81 idiomas.

Até 2038, a federação mundial das Sociedades Bíblicas pretende estender a tradução da Sagrada Escritura para outras 1.200 línguas.

Acesso direto a milhões de falantes

Entre as recentes traduções com maior impacto em termos de quantidade de falantes está a Bíblia em língua tay, falada por 1,8 milhão de habitantes do norte do Vietnã. Trata-se de um idioma do mesmo grupo linguístico do tailandês, com o qual, porém, não deve ser confundido: o tailandês é falado por mais de 20 milhões de pessoas e já conta com a tradução da Bíblia completa há muito mais tempo.

Outro exemplo de alcance numeroso de novas traduções da Bíblia é constituído pelos idiomas oromo e hadia, ambos falados em regiões da Etiópia por um total combinado de aproximadamente 7 milhões de habitantes.

Estima-se que existam entre 7.100 e 7.300 idiomas no planeta hoje, dos quais cerca de 3.000 estão em extinção por restarem pouquíssimos indivíduos que ainda os falam. Por outro lado, considerando-se apenas o número de pessoas que os aprenderam como primeira língua, os 8 idiomas com mais falantes nativos somam 2,8 bilhões de pessoas, o equivalente a cerca de 35% do total da humanidade: trata-se, nesta ordem, dos idiomas mandarim, espanhol, inglês, hindi, bengali, português, russo e japonês.

Tags:
BíbliaCristianismoCulturaReligião
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia