Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 22 Setembro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Leitor quer saber: há pecados tão graves que não têm perdão?

Padre no confessionário

Pixel-Shot | Shutterstock

Pe. Cido Pereira - publicado em 12/04/23

O pe. Cido responde, explicando também que há pecados dos quais não é qualquer sacerdote que pode absolver

Em sua coluna de perguntas e respostas no portal O São Paulo, o pe. Cido Pereira foi indagado por um leitor sobre a existência de pecados considerados tão graves que não tenham perdão. O leitor também quis saber se é verdade que existem pecados que, pela sua gravidade, só podem ser confessados a bispos e não a padres.

la suite aprés cette publicité

Pecados mortais

O pe. Cido explicou que existem, sim, “pecados considerados graves. A Igreja sempre chamou tais pecados de ‘mortais’, ou seja, pecados que destroem em nós a vida da graça, pecados que destroem o amor no coração do homem por uma infração da lei de Deus. O pecado mortal desvia o homem de Deus. Neste sentido, qualquer desobediência consciente e livre e deliberada de um dos dez mandamentos é pecado grave”.

la suite aprés cette publicité

Ele exemplificou que “peca gravemente quem não ama a Deus, quem não respeita o nome sagrado de Deus, quem não guarda o dia do Senhor, quem não respeita a sacralidade da família, quem atenta contra a vida, quem banaliza o sexo, quem peca contra a justiça lesando ou roubando alguém, quem destrói a honra de alguém com a mentira e a calúnia, quem não é fiel no casamento, quem deseja e ambiciona o que é dos outros”.

Absolvição reservada ao bispo

E prossegue: “Você me pergunta se há pecados tão graves cuja absolvição é reservada ao bispo. A resposta é sim. Há pecados gravíssimos que cabe ao bispo discernir se a pessoa deve ser absolvida ou não”.

la suite aprés cette publicité

Novamente, o pe. Cido menciona exemplos concretos:

“Aqui vão eles. Preste atenção: a apostasia, a heresia e o cisma. Estes pecados se castigam com a excomunhão. Quem denuncia falsamente um confessor ou um superior eclesiástico. Os praticantes do aborto”.

O pecado que não tem perdão

E quanto a pecados de tão extrema gravidade que sequer podem ser perdoados, será que eles existem mesmo? O pe. Cido responde que, muito tristemente, eles existem, sim:

la suite aprés cette publicité

“E há, enfim, o pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão. E por que não tem perdão? Não porque Deus não queira, mas porque a pessoa não quer. É o caso da pessoa que nega a misericórdia de Deus”.

la suite aprés cette publicité

Todo pecado é grave, mesmo não sendo mortal

O pe. Cido finaliza, comentando sobre a gravidade de todos os pecados, inclusive daqueles que não são considerados mortais:

“Eu penso, que todo pecado deve ser considerado grave, porque consiste num ‘não’ a Deus. E um ‘não’ a Deus, ainda que em matéria leve, pode criar um hábito em nós a ponto de acabarmos por dizer um ‘não’ que nos impossibilita a vida em Deus, a amizade com Deus, de forma definitiva”.

Tags:
Espírito SantoPecadoPerdãoSacramentos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia