Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Decoração, flores, louças… Dicas para preparar uma mesa festiva

table, fleurs, service

© Shutterstock

#image_title

Anne-Sophie Retailleau - publicado em 31/05/23

Há muitas maneiras de preparar uma bela mesa para um dia de festa. Embora essa seja uma oportunidade para dar asas à sua criatividade, há algumas regras a serem seguidas para garantir uma decoração harmoniosa

As celebrações em família ou entre amigos estão voltando com os lindos finais de semana de tempo ameno e agradável. Encontros, batismos, comunhões, confirmações… todas essas são ótimas ocasiões para colocar os pratos na mesa. As especialistas em estilo de vida Isabelle Angot e France de Heere oferecem seus conselhos sobre como preparar a mais bela mesa para um dia de festa.

1CUIDANDO DE SUA TOALHA DE MESA

Para nossas duas especialistas, colocar uma toalha de mesa é a primeira coisa a se fazer ao arrumar uma mesa digna desse nome. Para fazer as coisas corretamente, elas detalham os dois princípios a serem seguidos. Primeiro a cor. “Para uma festa, uma toalha de mesa branca é ideal”, observa France de Heere. É a opção mais tradicional, mas também a mais brilhante para esses dias festivos. Cores pastéis também são bem-vindas. Não se esqueça do caminho de mesa, que pode ser mais original ou colorido.

O material também é importante. “A toalha de mesa tem que ter poder de permanência”, diz Isabelle Angot. Para isso, escolha algodão ou até mesmo linho. Dica: é melhor colocar um pano embaixo da toalha de mesa. Isso absorve os choques e protege sua mesa.

2ADICIONANDO FLORES À SUA MESA

As duas especialistas acreditam que as flores devem desempenhar um papel fundamental na configuração da mesa. Um belo buquê central sempre causará uma boa impressão, mas não deve ser muito alto para não bagunçar a mesa e atrapalhar a conversa. Se for o caso, ele sempre poderá ser removido quando a refeição começar.

As flores escolhidas também podem dar o tom para o tema de cores da sua mesa. Para uma celebração religiosa, France de Heere sugere o amarelo, “que é realmente a cor da fé”. Rosas, narcisos, tulipas, peônias… tudo é possível. “Mas cuidado com as flores muito perfumadas, que podem ser enjoativas”, diz Isabelle Angot.

3BELEZA RIMA COM SOBRIEDADE

“Você decora sua mesa de acordo com o evento, mas para uma primeira comunhão, precisa ser sóbria, bonita e organizada”, aconselha France de Heere. Portanto, é importante não sobrecarregar a mesa. Se você colocar um buquê grande no centro, evite colocar flores também nas extremidades da mesa. A ideia é deixar espaço suficiente para o serviço e os pratos, sem atrapalhar as conversas e as trocas de ideias. A sobriedade também se reflete nas cores. Na medida do possível, é melhor se ater a um tema de cor e não exagerar na mistura.

4TUDO ESTÁ NOS DETALHES

A sobriedade não é a ausência de decoração. Pelo contrário, o que importa são os detalhes. “Você pode usar folhagens e flores sazonais”, diz Isabelle Angot, como pétalas de flores colocadas sobre a toalha de mesa. Você também pode variar o tema. France de Heere também sugere o uso de seixos e laços, por exemplo. Você precisa brincar com os diferentes níveis de decoração”, acrescenta ela. Por exemplo, varie os volumes, os materiais ou o relevo dos vasos ou potes. Isabelle Angot também aconselha que “ter um belo copo d’água colorido no lado direito é uma maneira muito bonita de decorar”, desde que o restante da decoração permaneça sóbrio.

A colocação dos convidados também pode fazer parte da decoração. Esse pode ser o momento de usar marcadores. “A criança que está sendo celebrada pode escrever o nome de cada convidado”, sugere France de Heere. Um toque atencioso que fará com que todos se sintam bem-vindos.

Você também pode mandar imprimir o cardápio da refeição, de preferência em uma gráfica, e usá-lo como cartões de lugar. Para decoração, “você pode amarrá-los delicadamente ao redor do guardanapo com uma fita”, observa Isabelle Angot.

5MOSTRE SEU MELHOR SERVIÇO

Para ocasiões tão únicas na vida e na fé de uma criança, é importante mostrar isso na maneira como a mesa é posta. “Essa é uma oportunidade real de trazer à tona o jogo de louças mais bonito, seja ele moderno ou antigo”, diz France de Heere. Garrafas de cristal ou de vidro, porta-facas, molheiras… É hora de fazer tudo o que for possível. “Pense em pratos de apresentação, que permanecem no lugar durante toda a refeição”, acrescenta Isabelle Angot. É também uma forma de elevar o tom da toalha de mesa. Por exemplo, você pode usar uma cor forte e contrastante.

Há muitos jogos de louças bonitos, do mais clássico ao mais moderno. Mas tenha o cuidado de ser consistente. “Sempre usamos os mesmos materiais em todo o serviço”, continua Isabelle Angot. Se você começar o serviço com pratos brancos, evite terminá-lo com pratos coloridos.

Para guardanapos, é melhor usar algodão. O papel deve ser evitado. Além disso, “os guardanapos nunca devem ser colocados dentro dos copos”, diz Isabelle Angot. Mantenha a simplicidade e apenas dobre os guardanapos sobre o prato.

6Você já pensou no bufê?

Para mesas grandes, um bufê pode ser uma opção mais prática. “Sempre pensamos em flores brancas, rosa claro ou amarelas, com uma toalha de mesa branca ou em tons pastéis”, diz France de Heere. “Pratos de prata bonitos também são preferíveis aqui, para mostrar que você está seguindo a tradição”.

Há muitas maneiras de deixar sua mesa bonita para uma ocasião tão especial. Porque, independentemente da decoração que você escolher, o mais bonito é estar entre familiares e amigos festejando a vida e a fé.

Tags:
alegriaAmizadeCasaFamíliaFelicidade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia