Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Bispo preso na Nicarágua teria sido solto e poderia ser exilado

Bispo dom Rolando Álvarez nas ruínas da Cáritas de Sebaco

Inés San Martin via Aid to the Church in Need

Francisco Vêneto - publicado em 05/07/23

"Segundo minha fonte diplomática, o Vaticano e o regime de Ortega estão preparando a partida de dom Rolando Álvarez para Roma", diz jornalista

Circula por diversos veículos de comunicação da Nicarágua a informação de que o bispo dom Rolando Álvarez, condenado pela ditadura de Daniel Ortega a 26 anos de prisão, teria sido retirado do presídio “La Modelo” e estaria sendo enviado pelo regime sandinista a Roma como exilado.

Via redes sociais, a defensora dos direitos humanos Bianca Jagger afirmou ter exigido que o regime apresentasse provas de vida do bispo após os rumores de que dom Rolando teria deixado a cela de segurança máxima.

Jagger não é a única a divulgar a suposta soltura do bispo nas últimas horas. O jornal local Confidencial, aduzindo fontes eclesiásticas e diplomáticas, também afirmou que dom Rolando Álvarez teria sido tirado de sua cela na noite de 3 de julho, por ordem de Daniel Ortega, e estaria sob os cuidados da conferência episcopal da Nicarágua.

“Sabemos que existem contatos entre o governo, a conferência episcopal e o Vaticano para libertá-lo e enviá-lo ao exílio”, disseram duas fontes diplomáticas ao Confidencial. O jornal acrescentou que as fontes disseram desconhecer os termos da negociação e o paradeiro do bispo.

Afirmações semelhantes foram feitas pelo jornalista Emiliano Chamorro, especializado em assuntos religiosos: “Segundo minha fonte diplomática, o Vaticano e o regime de Ortega estão preparando a partida de dom Rolando Álvarez para Roma”.

Durante recente visita ao Vaticano, em 22 de junho, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva declarou que pediria a libertação do bispo a Daniel Ortega, de quem é próximo ideologicamente e a quem já defendeu publicamente, inclusive quando questionado por jornalistas espanholas sobre o caráter ditatorial do regime sandinista. Em 28 de junho, a Corte Interamericana de Direitos Humanos emitiu uma resolução ordenando a soltura do prelado.

A Nicarágua se tornou o país líder em perseguição religiosa na América Latina, segundo o mapa divulgado pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre. Neste dia 6 de julho, completa-se o primeiro aniversário da expulsão das Missionárias da Caridade do país – e, nesta semana do triste aniversário, a ditadura expulsou também quatro freiras, todas elas brasileiras.

A partir de artigo de Pablo Cesio para Aleteia em Espanhol.

Tags:
BisposIdeologiaPerseguiçãoPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia