Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Reviravolta: cardeal diz que soltura de bispo preso na Nicarágua é “pura especulação”

DOM ROLANDO ALVAREZ, BISPO DE MATAGALPA, NICARAGUA

JUDICIAL CENTRAL MANAGUA

Bispo foi condenado a 26 anos de prisão

Francisco Vêneto - publicado em 06/07/23

"A única circunstância em que dom Álvarez aceitaria o exílio é se o Papa Francisco o pedisse ou ordenasse, e isso não aconteceu", diz fonte

Entre esta terça e quarta-feira, circularam por diversos veículos de comunicação de todo o mundo informações de que o bispo dom Rolando Álvarez, condenado pela ditadura de Daniel Ortega a 26 anos de prisão, teria sido retirado do presídio “La Modelo” e estaria sendo enviado pelo regime sandinista a Roma como exilado.

No entanto, com o passar das horas, novas informações indicaram que as negociações entre o regime de Ortega, a conferência episcopal da Nicarágua e o Vaticano haviam fracassado. O jornal local Confidencial, que anteriormente tinha sido um dos mais importantes veículos a divulgarem a suposta libertação de dom Rolando Álvarez, lançou uma nota atualizando a informação e afirmando que o próprio bispo havia rejeitado a hipótese de ser exilado de seu país. A recusa de dom Álvarez, segundo o mesmo jornal, o teria feito voltar ao presídio.

“A única circunstância em que dom Álvarez aceitaria o exílio é se o Papa Francisco o pedisse ou ordenasse, e isso não aconteceu nem antes, nem durante as conversações que tiveram nesta semana com um representante diplomático do Vaticano”, explicou a fonte do Confidencial.

“Pura especulação”

Por sua vez, o cardeal Leopoldo Brenes se manifestou contundentemente nesta quarta-feira ao declarar que a libertação de dom Álvarez seria “pura especulação”. Em declarações ao jornal La Prensa, o arcebispo de Manágua afirmou que familiares de dom Rolando puderam vê-lo no presídio, onde, portanto, ele continua cumprindo a condenação a 26 anos de prisão por alegados crimes de “traição à pátria”.

Tags:
BisposIdeologiaPerseguiçãoPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia