Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

A brasileira que se casou com um guarda suíço após a JMJ

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Ana Paula e Christian

Ana Paula Mettler | Instagram

Ana Paula e Christian junto a guardas suíços no Vaticano

Francisco Vêneto - publicado em 19/07/23

Ana Paula e Christian se conheceram na Jornada Mundial da Juventude em Madri

O portal Vatican News compartilhou nesta semana a história de Ana Paula e Christian, ela brasileira e ele guarda suíço, que se casaram após se conhecerem na Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri.

Ana Paula ia viajar para a JMJ com seu grupo da Comunidade Shalom do Brasil, mas teve contratempos na emissão da passagem aérea: precisou primeiro ir até Roma, onde se juntaria ao grupo da mesma comunidade já presente na Itália. De Roma, seguiriam todos para Madri.

Ocorre que o guarda suíço Christian também frequentava o grupo do Shalom em Roma e, justamente naquele período, não estava prestando serviço no Vaticano. Ele resolveu viajar para Madri com o grupo. Foi o suficiente para que a Providência de Deus começasse a agir para entrecruzar a vida dele com a de Ana Paula.

Quem comenta o caso é ela:

“Não me enamorei de Christian na JMJ. Ali me apaixonei por Jesus, pela beleza de ser Igreja, viva e jovem. O amor por Christian só veio depois”.

De fato, Ana Paula enfatiza que a JMJ foi “principalmente a descoberta do encontro pessoal com Jesus”. Ela conta que voltou da Espanha para o Brasil “com um profundo desejo de oferecer a vida por Deus e pela Igreja”. Com esse ardor, ela aprofundou no seu caminho de autoconhecimento e amadurecimento da fé, bem como no compromisso missionário com a Comunidade Shalom.

E Deus continuou agindo em meio a essas circunstâncias. Em 2017, Ana Paula e Christian voltaram a se encontrar em Roma por ocasião de um evento da comunidade. Já fazia 5 anos que eles não se viam, mas agora puderam relatar um ao outro as experiências de crescimento que tinham vivido ao longo desse período. Foi assim que notaram que o seu encontro e reencontro não eram mero fruto do acaso.

O namoro começou à distância. Ela, no Brasil. Ele, na Itália. Ao se conhecerem cada vez mais, procuraram discernir a vontade de Deus para sua vida, deixando frutificar a semente da JMJ de Madri. Em 2021, transcorrida uma década desde o primeiro encontro, Ana Paula e Christian se casaram – depois de terem que adiar a cerimônia quatro vezes por causa da pandemia de covid-19.

Quando por fim a celebração do matrimônio foi possível, os jovens se casaram na capela Salus Populi Romani, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma – local mais que especial para eles, já que foi onde se conheceram antes da viagem para Madri.

Ana Paula exorta os jovens que se preparam para a JMJ de Lisboa a “sair sem pretender ter resposta para tudo”, mas a “ir para o encontro pessoal com Cristo, discernindo não só sobre a vocação entendida como estado de vida, mas também sobre a vocação profissional”. E conclui:

“Tudo é possível quando Jesus está no centro”.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
AmorCasamentoTestemunhoVocação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia