Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como reconhecer uma mulher católica?

RADOŚĆ

Rido | Shutterstock

Theresa Civantos Barber - publicado em 19/07/23

Há apenas duas condições para ser uma mulher católica: ser mulher e ser católica. Não existe um modelo único de santidade. Não importa quem você seja ou o que você ame, você sempre será bem-vinda na família de Deus

Para ser uma pessoa católica no mundo de hoje, é importante lembrar o que Jesus disse:

Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse: “Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. 

(Mt 23, 1-4)

O que isso tem a ver com o fato de ser uma mulher católica? Se você passa algum tempo nas redes sociais, pode perceber. Algumas pessoas muito influentes na internet insistem que assumamos fardos extras em nossas vidas que são muito mais pesados do que o que a Igreja realmente pede de todos.

Críticas

Talvez você já tenha visto mulheres serem criticadas por essa ou aquela escolha, por se vestirem ou se apresentarem de forma diferente, ou mães católicas serem criticadas por ficarem em casa ou, ao contrário, por trabalharem fora de casa.

Talvez você tenha visto alguém criticar o uso de métodos por outro casal para observar o ciclo feminino ou criticar o número de filhos. Muitas vezes ouvimos críticas e julgamentos. No entanto, quando analisamos a história da Igreja e o que ela realmente ensina, surge uma mensagem diferente.

As mulheres santas na história do cristianismo são radicalmente diferentes umas das outras. Algumas, como Santa Gianna Beretta Molla ou Santa Zélie Martin, tinham uma profissão enquanto criavam uma grande família.

Por outro lado, a Serva de Deus Elisabeth Leseur e Santa Catarina de Gênova nunca puderam ter filhos. A Beata Chiara Badano adorava dançar música pop e Santa Joana D’Arc liderou um exército.

Portanto, há uma grande variedade de santos e santas na Igreja Católica, e seus exemplos mostram um número infinito de maneiras diferentes de ser fiel a Cristo.

Apenas duas condições

Para ser uma mulher católica, no final das contas, há apenas duas condições a serem atendidas: ser mulher e ser católica. Não existe um modelo único de santidade. Não importa quem você seja ou o que você ame, você sempre será bem-vinda como irmã nesta alegre e bela família que chamamos de Igreja Católica.

Portanto, quando alguém afirmar que as mulheres católicas devem ter uma aparência, agir, falar ou se vestir de determinada maneira, lembre-o do que Jesus disse. Não há razão para colocarmos fardos extras uns sobre os outros além do que a Igreja realmente exige. É importante que essa mensagem seja ouvida em alto e bom som. Em vez disso, vamos espalhar esta outra mensagem: você tem um lugar de direito aqui!

Tags:
FamíliaMulherVida Cristã
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia