Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Acalme seu coração e respire melhor com a ajuda das plantas

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
woman-plants-care-water-garden

PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Theresa Civantos Barber - publicado em 20/07/23

Se você já percebeu que pode respirar melhor em uma caminhada pela floresta, não é imaginação sua! Mas você sabia que as plantas também podem melhorar o ar de dentro da sua casa?

Os jardins desempenharam um papel importante na história da salvação, desde o Éden até o Getsêmani. Monges e outros cristãos há muito valorizam os jardins como locais de renovação, reflexão, aprendizado e descoberta.

Caso em questão: quando meus filhos aprenderam sobre a fotossíntese, suas pequenas mentes ficaram maravilhadas. 

“Você quer dizer que as plantas produzem o que respiramos? Então as plantas estão nos mantendo VIVOS?!”, disseram eles.

Sim, de fato! A compreensão dos meus filhos pode ser simplista, mas a admiração deles também me fez parar para ficar maravilhada com o fato de as plantas nos permitirem viver e respirar! 

Se você já sentiu que pode respirar melhor em uma caminhada pela floresta, não é sua imaginação. As árvores filtram germes e poluentes, tornando o ar nas florestas mais limpo e fresco do que em outros lugares. 

E a boa notícia: você pode obter esses benefícios de saúde em casa, embora de uma forma menor, é claro.

Um estudo recente descobriu que as plantas conseguem remover do ar interno a fumaça tóxica da gasolina, além de compostos causadores de câncer, como o benzeno. O ponto principal é que a melhor, mais econômica e mais sustentável maneira de combater os contaminantes nocivos do ar interno em seu local de trabalho e em casa é introduzir plantas.

Veja como começar:

Escolha uma planta de interior

Há uma grande variedade de plantas que vão bem dentro de casa. Você se surpreenderá ao ver como a adição de algumas plantas pode mudar a qualidade do ar do seu espaço – ao mesmo tempo em que proporciona um ambiente mais confortável para oração e reflexão.

Minha escolha pessoal seria começar com uma erva, como o manjericão, para usá-la na culinária e obter ainda mais benefícios à saúde. O manjericão é uma planta resistente que cresce extremamente bem tanto em ambientes internos quanto externos, por isso é uma escolha confiável.

Benefícios para a saúde

Já sabemos que ter uma planta como o manjericão em casa vai te ajudar a respirar com mais facilidade e a limpar o ar. 

Acontece que essa erva fresca também é super saudável ! Com propriedades antioxidantes e antibacterianas, o manjericão ajuda a manter a saúde da pele, estimula a digestão e desintoxica o corpo. Também ajuda na prevenção e cura de doenças. O manjericão fresco contém vitamina A, vitamina K, ferro, manganês, cálcio e óleos essenciais.

Plantas e crianças

Se você tem filhos pequenos por perto, saiba que a jardinagem pode ser complicada se seu filho tentar cavar a terra dentro dos vasos. A solução é colocar as plantas no alto de uma prateleira ou no parapeito de janela para mantê-las visíveis, mas fora do alcance das crianças.

Um último benefício

Mas há outros benefícios em cultivar manjericão e outras plantas em casa. A horticultura, por exemplo, aumenta a sensação de bem-estar nas pessoas com depressão, ansiedade, demência e outras condições. Clínicas médicas da Inglaterra, inclusive, estão recomendando a atividade para pacientes com sintomas de depressão e ansiedade.

Enfim, quanto mais aprendo sobre as plantas, mais admiração sinto pela maravilhosa criação de Deus. Fico feliz que meus filhos tenham me informado e acho que é hora de adicionarmos mais algumas plantas ao nosso jardim interno!

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Bem estarCriaçãoNatureza
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia