Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como superar o medo do parto

pregnant woman sing Shutterstock

© Shutterstock I UfaBizPhoto

Anna Ashkova - publicado em 20/07/23

Medo da dor, de que algo não saia como planejado ou simplesmente medo do desconhecido… Aqui vão algumas dicas para as mamães superarem essa ansiedade

A data do parto aproxima-se, mas o pânico supera o sentimento de alegria por receber uma nova vida? Seja seu primeiro ou terceiro filho, você tem o direito de ter medo de sofrer ou de que seu parto dê errado. 

Porém, saiba que seguir as orientações do pré-natal, recorrer a métodos de relaxamento, invocar os padroeiros das grávidas e expor as suas ansiedades a um profissional podem ajudá-la a estar mais serena no “dia D”.

Aqui estão alguns métodos que podem ajudá-la a superar o medo do parto.

1Preparação espiritual

Algumas paróquias e maternidades oferecem apoio aos futuros pais nesta aventura que é ter um filho. Essa preparação espiritual para o parto também permite que você dê um passo atrás das pequenas apreensões relacionadas à gravidez ou ao parto e encare o nascimento como um presente de Deus.

2Técnicas de respiração e relaxamento

Durante a preparação para o parto, aprendemos as diferentes técnicas de respiração e relaxamento, mas também os movimentos físicos simples que ajudam a superar a dor das contrações. Pergunte aos especialistas sobre esses métodos. Eles podem te ajudar a acalmar.

3Canto

O canto pré-natal suave e calmante também é um bom método que relaxa as mamães e tranquiliza o bebê no útero. As vocalizações realizadas permitem trabalhar e relaxar os músculos utilizados durante o parto (cintura abdominal, diafragma, períneo etc.). Você pode começar as aulas no quinto mês de gravidez. 

4Seleção de música

Clássica, ópera, blues, jazz, canções de louvor… A música também pode acalmar o espírito. As últimas semanas de gravidez são, muitas vezes, sujeitas a tensão, ansiedade, esgotamento físico e cerebral… Por que não relaxar ouvindo a música que você ama? O bebê, em sua barriga aconchegante, também se beneficiará com isso! E no dia do parto, não hesite em levar sua playlist para a maternidade. 

5Consulta com profissionais

Seja qual for a origem dos seus medos, é melhor falar com um profissional, a sua parteira, ginecologista ou obstetra. Assistir a aulas de preparação para o parto também pode desbloquear muitas coisas. Caso o medo seja muito intenso, é recomendável consultar um psicólogo. 

6Orações

Existem muitas orações para superar a ansiedade. Por que não escolher um e torná-lo a sua favorita? E no dia do parto não hesite em invocar a Virgem Maria, mãe de todas as mães ou Santa Margarida de Antioquia, padroeira das grávidas e das parturientes. 

Tags:
ansiedademãesMedo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia