Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O que dar de presente a um padre, além de minha oração?

Priest religion man happy showing love with hands in heart

Krakenimages.com | Shutterstock

#image_title

Mia Schroeder - publicado em 21/07/23

A escolha de um presente para um padre geralmente se torna um pouco mais difícil do que para um amigo ou familiar. Veja aqui algumas ideias de como presentear um padre

Escolher um presente para um padre pode parecer uma tarefa complicada, pois muitas vezes esquecemos que eles também são seres humanos que se vestem, calçam sapatos e usam aparelhos eletrônicos, entre outras coisas.

Às vezes, podemos pensar que um sacerdote é um ser raro ou diferente, que vive “em outro mundo”, que faz coisas que a maioria dos humanos não faz… quando isso não é verdade. E então pensamos apenas em sua vida espiritual e de oração.

Sabemos que devemos orar pelos padres e apoiá-los em seu ministério; poderíamos pensar em dar-lhes algum presente espiritual, como os famosos “buquês espirituais”, em que os fiéis anotam o número de rosários, sacrifícios, jejuns e missas oferecidos para suas necessidades.

Há ocasiões especiais em que se deseja dar algo material ao pároco, padre amigo ou religioso para agradecê-lo pelo trabalho paroquial, para demonstrar apreço ou para comemorar um momento especial com ele, como sua ordenação, aniversário de ordenação ou aniversário.

Os padres, como todos nós, têm seus gostos específicos. Alguns podem gostar de futebol, outros gostam de beber um bom vinho em celebrações especiais, outros gostam de música, leitura, pintura ou cinema.

Para escolher o presente, considere os seguintes pontos

  1. O padre foi ordenado recentemente?
  2. Qual é a idade dele?
  3. Qual é o estilo dele?
  4. O que ele gosta de fazer?
  5. Quais são seus gostos?
  6. Você conhece suas necessidades materiais?
  7. O que ele mais usa e precisa?

Levando isso em conta, qual seria um bom presente para um padre?

A Aleteia consultou o Padre Daniel Trujillo, vigário da paróquia María Auxiliadora, na cidade de Guadalajara, e ele compartilhou conosco o seguinte. “Quando você é recém-ordenado, geralmente não tem nada, então qualquer coisa que você possa dar de presente é bom”, disse ele com uma risada.

Indispensável para sua missão

“Algo que é indispensável para o sacerdote é uma estola, roxa ou branca, com uma bela decoração. Quando vamos ungir um doente ou levar a comunhão, é isso que usamos; mesmo quando vamos em missões. Algo que seria muito significativo para mim seria um recipiente de crisma para guardar os óleos dos santos óleos”.

“Se você optar por um presente em grupo, poderá escolher, por exemplo, um cálice ou uma patena. Eles vêm em vários preços e são coisas do próprio padre. Eu uso um cálice muito bonito que me foi dado, é feito de madeira, e toda vez que o uso me lembro das pessoas que me apoiaram”, diz o Padre Daniel.

Para sua vida cotidiana

Não nos esqueçamos de que os padres têm uma vida “civil” fora da missa e, como eles não têm ninguém para mencionar coisas pessoais a eles, como o fato de seu moletom estar gasto, sua camisa não estar dobrada ou seus sapatos com solas abertas, pode ser razoável dar a eles uma peça de roupa de seu agrado ou um novo par de sapatos… apenas seja discreto quando se trata de descobrir o tamanho ou a medida de seus sapatos.

Lembremos também que os padres de hoje em dia precisam de ferramentas modernas para a evangelização e a organização da paróquia: por que não dar a eles um tablet ou um smartphone para ajudá-los em suas tarefas diárias? Tantas coisas que eles poderiam fazer mais facilmente com esses meios de comunicação!

blogger-336371_1280

Outras ideias

Um dos símbolos externos mais populares usados pelos católicos são as cruzes; você poderia dar um colar, pulseira ou anel no formato de uma cruz, representando Jesus Cristo crucificado. Alguns são feitos de materiais como madeira, ouro, prata ou alumínio. Outros itens a serem considerados são:

  • Um peso de papel
  • Um livro
  • Imagens para sua mesa ou escritório
  • Uma assinatura de uma plataforma digital
  • Um relógio
  • Um item de alimento
  • Uma doação

A oportunidade de socializar

Dar um presente é de fato muito bom e muito gentil, mas não se esqueça de interagir e conviver com eles. Além do presente, convide o padre para uma refeição em sua casa. É muito importante que sejamos próximos e que o sacerdote se sinta acompanhado, acolhido por seus amigos; inclusive, se for uma ocasião especial de comemoração, você pode organizar uma pequena festa surpresa na comunidade. A atenção amigável às vezes é mais agradável do que o próprio presente!

Tags:
AmizadeFelicidadePadres
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia