Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Presidente do episcopado brasileiro diz que CNBB não tem posição partidária

Dom Jaime Spengler

Antoine Mekary | ALETEIA

Dom Jaime Spengler

Reportagem local - publicado em 17/08/23

Em entrevista ao Vatican News, dom Jaime Spengler afirma que a entidade segue a Doutrina Social da Igreja

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concedeu uma entrevista ao portal Vatican News na qual afirma que a entidade não se posiciona nem à esquerda nem à direita do espectro político-ideológico, mas segue o Evangelho e se pauta pela Doutrina Social da Igreja.

Durante a entrevista, realizada na Cúria Metropolitana de Porto Alegre, o jornalista Filipe Brogliatto perguntou a dom Jaime sobre posicionamento político, no sentido partidário.

O arcebispo respondeu que “as escolhas e as decisões” da Igreja e da CNBB são tomadas “a partir do Evangelho”, que, portanto, define como devem agir os “pastores do povo de Deus na sociedade de hoje”.

O presidente do episcopado brasileiro enfatizou ainda o compromisso da CNBB com a Doutrinal Social, evidenciada, a seu ver, pelo pontificado do Papa Francisco. O pontífice argentino reforça frequentemente a diretriz de que a Igreja deve voltar-se ao que ele descreve como “periferias da existência”, dando prioridade ao cuidado dos pobres, marginalizados e excluídos da sociedade.

Dom Jaime declarou:

“É verdade que há elementos (da Doutrina Social da Igreja) que por acaso desagradam talvez um setor ou outro, um ou outro aspecto, no contexto da vida social. Mas faz parte do próprio anúncio ser também sinal de contradição”.

De fato, o arcebispo ressalta esse papel da Igreja na sociedade:

“Uma Igreja que não instiga, não desinstala, não promove a vida (…) seria uma Igreja que necessitaria também fazer uma espécie de autocrítica”.

Tags:
BisposIdeologiaIgrejaPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia