Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Justiça nega adoção a casal por ser católico

adoção

New Africa | Shutterstock

Francisco Vêneto - publicado em 21/08/23

"Ficamos devastados ao descobrir que preferem deixar as crianças dormindo em corredores de hospitais a permitir que elas sejam acolhidas em nosso lar"

O casal católico Mike e Catherine Burke, moradores do estado norte-americano de Massachusetts, foi impedido de adotar uma criança em razão da sua religião.

A decisão, flagrantemente inconstitucional, foi tomada pelo Department of Children and Families – DCF (Departamento de Crianças e Famílias) de Massachusetts, com base na alegação de que, por ser católico, o casal não concorda com determinados conceitos sobre o casamento e a sexualidade.

Mike e Catherine ingressaram com ação na justiça federal norte-americana, apoiados pelo grupo de defesa da liberdade religiosa Becket Law, denunciando o Estado por discriminação religiosa. Sua advogada, Lori Windham, detalhou que o processo está sendo movido contra o Departamento de Crianças e Famílias e também contra a Secretaria de Saúde e Serviços Humanos de Massachusetts.

Em entrevista a um canal local de televisão, Mike e Catherine deixaram claro que o processo judicial que abriram se deve especificamente à discriminação religiosa em que se fundamentou a negativa ao seu pedido de adoção. Eles confirmaram que são católicos “praticantes e tradicionais”, e que, por conseguinte, seguem com fidelidade a doutrina da Igreja Católica no tocante à sexualidade e ao matrimônio.

Após vários anos tentando lidar com a infertilidade, o casal se registrou no longo percurso de formação que os Estados Unidos exigem dos candidatos a pais adotivos. Com todas as exigências legais atendidas, porém, eles se depararam com o desafio adicional da militância ideológica infiltrada no sistema de justiça.

O casal se declarou surpreso com a negação das autoridades, principalmente porque o Estado de Massachusetts enfrenta dificuldades para encontrar famílias dispostas a adotar crianças que aguardam por uma nova família:

“Ficamos devastados ao descobrir que Massachusetts prefere deixar as crianças dormindo em corredores de hospitais a permitir que elas sejam acolhidas em nosso lar”.

Tags:
FamíliaFilhosIdeologiaSociedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia