Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 22 Setembro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

China: a importante missão dos porteiros das igrejas

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Chine, église

MARK RALSTON / AFP

Une église appartenant à l'Eglise "souterraine" en Chine.

Reportagem local - publicado em 25/08/23

A diocese de Ningbo conta com porteiros voluntários para manter as igrejas abertas. Esses “anjos da guarda” têm como exemplo São José, fiel servidor da Sagrada Família e guardião da casa onde moravam

Na diocese de Ningbo, leste da China, eles se tornaram os “anjos da guarda” das igrejas. Seus rostos já são familiares para quem deseja entrar nos edifícios católicos: os porteiros estão presentes em todas as igrejas e capelas chinesas, informa a agência Fides

Esses voluntários mantêm as paróquias abertas para permitir a concentração do maior número de pessoas possível, a qualquer hora do dia.

Em março de 2023, mês dedicado a São José, a congregação de Ningbo organizou treinamento para 21 porteiros, incluindo 17 homens e quatro mulheres. Durante uma semana, todos receberam formação sobre o seguinte tema: “Fidelidade de São José, guardião da Sagrada Família”. Tal como São José, que cuidou da Virgem Maria e de Jesus ao longo da sua vida, eles desempenham a sua tarefa com silêncio e discrição.

São José, figura paterna de dedicação

De todas as figuras bíblicas, São José é certamente aquela que mais encarna a devoção e a humildade. Recebendo Maria em sua casa quando ela estava grávida, ele dedicou toda a sua vida ao serviço da família, num abandono e confiança sem limites em Deus, apesar das incertezas e das dificuldades que suportou.

Um duplo exemplo para estes voluntários chineses, que também atravessam um período difícil no seu caminho de fé. A China é, de fato, um dos países onde os católicos mais lutam para viver a sua fé, devido ao controle sistemático e drástico das instituições religiosas. 

Muitos ataques a locais de culto também são observados regularmente. A China é o país do mundo que mais ataca igrejas. Apesar de uma tendência decrescente em 2022, quase uma em cada duas igrejas visadas está na China, de acordo com a ONG Portas Abertas. 

O objetivo dos ataques é forçar os cristãos, e especialmente os católicos, a aderirem  às igrejas patrióticas, sob o controle do Partido Comunista Chinês, que não reconhece a Igreja de Roma.

Em parceria com Ceuvres Pontificales Minssionnaires

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
IgrejaMundoPerseguiçãoSão José
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia