Aleteia logoAleteia logoAleteia
Domingo 14 Abril |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

O imperador romano que contou com a ajuda de uma poderosa criatura celeste

São Miguel Arcanjo

Procy | Shutterstock

Loo Burnett - publicado em 27/08/23

"Com este sinal, vencerás”: um acontecimento de origem preternatural conduziria Constantino e sua tropa para uma de suas principais vitórias

Filho de uma santa e conhecido, sobretudo, por vencer inúmeras batalhas entre os séculos III e IV, Constantino se tornou o primeiro imperador cristão do Império Romano com a ajuda de uma poderosa criatura celeste.

Constantino foi o responsável pelo fim das impetuosas perseguições aos cristãos na Europa. Conta-se que o imperador se dizia cristão, mas recebeu o batismo quase no leito de morte. Sua participação em nossa história cristã foi fundamental, contribuindo para a libertação da religião e a disseminação do culto micaélico.

Um acontecimento de origem preternatural conduziria Constantino e sua tropa para uma de suas principais vitórias: o combate que travou na ponte Mílvia, em Roma. Enquanto Constantino marchava com seu exército, avistou no céu o sinal da Cruz de Cristo, cujo fato pode ser testemunhado por todos os que o acompanhavam. Mas foi antes da batalha sobre a ponte Mílvia que, através de um sonho, uma voz misteriosa o avisou: “Com este sinal, vencerás”. 

Acreditando na sucessão dos acontecimentos, Constantino mandou gravar o sinal avistado sobre os escudos de seus combatentes. O símbolo cunhado era representado pelo cristograma Chi-Rho, um signo tradicional utilizado na arte cristã antes de Constantino se tornar imperador. E, imbuído da confiança, partiu com seus soldados para mais uma batalha, vencendo seus oponentes e alcançando a vitória já anunciada em sonho.

Ocorre que, dois anos depois desta conquista, em 314, um episódio extraordinário despertaria o imperador. Uma criatura celeste fulgura como um relâmpago clareando a noite escura e se apresenta diante de Constantino com imensas asas abertas, declarando: “Eu sou Miguel, chefe do Deus dos exércitos, o protetor da fé dos cristãos. Fui eu quem, quando você lutou contra o tirano e perverso, o ajudou, colocando a vitória novamente em suas mãos”. 

Como forma de agradecimento e reconhecimento pelos feitos deste tão poderoso Arcanjo, Constantino dedicou a suntuosa construção de um santuário honrando São Miguel sobre o antigo templo destinado à deusa Vesta, próximo de Constantinopla.

O Michaelion foi consagrado no ano de 337, tornando-se um dos primeiros e célebres locais  para reverenciar o Arcanjo Miguel. Inúmeras graças e milagres foram reportados pelos fiéis e devotos que peregrinavam ao Michaelion para pedir a intercessão do anjo mais importante do céu. 

_____

Bibliografia 

BURNETT, Loo. São Miguel Arcanjo um tratado sobre angelologia. SÃO PAULO: Paulus, 2021.

STANZIONE, Marcello.L´Arcangelo Michele e i suoi devoti amici: 50 testimonianze di santi e mistici. MILANO: Sugarco Edizioni, 2018.

Tags:
História da IgrejaromaSão Miguel
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia