Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Francisco visitou 7 países que nenhum papa havia jamais visitado antes

Papa Francisco no Iraque

Photo by Vincenzo PINTO / AFP

Papa Francisco no Iraque

Francisco Vêneto - publicado em 31/08/23

Em todos eles, a comunidade católica é minoria - inclusive minúscula, como no caso da Mongólia

Ao iniciar neste dia 31 de agosto a sua viagem apostólica à Mongólia, a 43ª do seu pontificado ao exterior, o Papa Francisco chega a 61 países visitados desde 2013, quando foi eleito.

Desse total, 7 países jamais haviam sido visitados antes por nenhum pontífice, em dois milênios de história da Igreja.

O Papa Francisco, que convocou a Igreja a ir até as “periferias da existência”, viajou a Mianmar em 2017, aos Emirados Árabes Unidos e à Macedônia do Norte em 2019, ao Iraque em 2021, ao Bahrein em 2022 e ao Sudão do Sul em fevereiro deste ano. A essa lista acrescenta-se agora a Mongólia como o sétimo país que ele próprio é o primeiro papa de todos os tempos a visitar.

Em todos eles, a comunidade católica é minoria – inclusive minúscula, como no caso da Mongólia, em que os católicos não chegam sequer a 1.500 pessoas em todo o país. Francisco estará em território mongol de 31 de agosto a 4 de setembro.

Os outros seis

Quanto aos outros seis países da lista, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Iraque são Estados oficialmente muçulmanos.

Já Mianmar, a antiga Birmânia, tem uma longa tradição budista e vem sofrendo há décadas com regimes autocráticos extremamente fechados e avessos ao Ocidente.

A Macedônia do Norte é um dos países sucessores da antiga Iugoslávia, da qual se tornou independente em 1991. A sua população é majoritariamente cristã ortodoxa oriental (65%), mas também há grande presença do islã (33,3%, a quarta maior proporção de muçulmanos na Europa).

Por fim, o Sudão do Sul tem predominância cristã, mas a sua existência como país independente é recente: separou-se em 2011 do Sudão e até hoje enfrenta dramáticos conflitos internos, além de altíssimos índices de pobreza.

Tags:
História da IgrejaPapa FranciscoViagem
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia