Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 29 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Um verdadeiro “feriado bancário” para receber o Papa na Mongólia

people greeting Pope Francis upon his arrival at the Apostolic Prefecture of Ulaanbaatar

Photo by Handout / VATICAN MEDIA / AFP

Camille Dalmas - publicado em 01/09/23

Francisco aterrissou em Ulan Bator nesta sexta-feira, 1º de setembro. Para celebrar o primeiro papa a pisar em solo mongol, seus anfitriões lhe deram uma recepção histórica

“O Papa Francisco acaba de aterrissar na Mongólia. O papa romano está visitando a Mongólia pela primeira vez em nossa história. Vamos recebê-lo com nossa hospitalidade nômade e aproveitar esse momento precioso juntos”. Essa foi a mensagem enviada a muitos telefones celulares pelo governo em 1º de setembro, dia em que o pontífice argentino chegou ao aeroporto Genghis Khan.

E nas ruas de Ulan Bator, a capital de um país onde não há sequer 2.000 católicos, Francisco foi recebido com alegria por muitos pequenos grupos de cidadãos que vieram cumprimentá-lo, como um primeiro vislumbre da sacralidade da hospitalidade na Mongólia. Nessa terra de nômades, onde o inverno é brutal, aqueles que não dão as boas-vindas geralmente se condenam à morte.

Depois de dar seus primeiros passos em solo mongol, o Papa foi levado para a Prefeitura Apostólica, onde ficará até segunda-feira. O pontífice de 86 anos deveria descansar após seu longo voo de 9,5 horas antes de participar das reuniões oficiais programadas para o sábado.

Portanto, na tarde de 1º de setembro, conforme combinado, ele não compareceu a uma demonstração surpreendente do grande senso de hospitalidade que honra o povo mongol: um banquete tradicional em sua homenagem, organizado pelo governo em um centro cultural mongol a cerca de 40 quilômetros a leste de Ulan Bator. O evento foi realizado às margens de um vasto meandro de um rio, em um vale verde e tranquilo onde alguns iaques e camelos lanudos pastavam pacificamente.

Durante várias horas, o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, representando o Papa, assistiu a uma série de demonstrações de tirar o fôlego de luta livre mongol, arco e flecha, corridas frenéticas de cavalos que pareciam desaparecer no horizonte, tudo isso intercalado com música gutural e uma fascinante coreografia multicolorida.

Desaparecendo atrás de uma montanha de “gâteau-semelles”, pedaços de iogurte seco e frutas que seus anfitriões haviam colocado em uma mesa à sua frente, o Cardeal Parolin não era o convidado de honra em um simples banquete com entretenimento ao vivo. Essa combinação habilidosa de dança, esporte e música era um Nadaam, o maior festival nacional da Mongólia, criado por Genghis Khan.

Essa celebração, que também comemora a independência do país, é normalmente realizada nos dias 11 e 12 de julho. Portanto, embora o Papa não tenha comparecido, o governo da Mongólia decidiu organizar um pequeno festival nacional adicional para marcar sua visita histórica.

Tags:
IgrejaPapa FranciscoViagem
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia