Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Pe. Gabriel: proibir pregadores em algumas dioceses não é novidade

Padre pregando

PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Pe. Gabriel Vila Verde - Reportagem local - publicado em 19/09/23

"Nossa real preocupação deve ser a pregação da Verdade, e a Verdade não liga para limites territoriais"

O pe. Gabriel Vila Verde se manifestou em sua rede social a respeito de proibições diocesanas à presença de missionários e pregadores em seu território. O sacerdote escreveu:

“A proibição de missionários e pregadores em alguns territórios diocesanos não é coisa nova. Isso existe desde que a Igreja existe, e cada bispo rege sua diocese conforme lhe é conveniente.

Luís de Montfort era um santo, mas era proibido de pregar em muitas dioceses francesas. Frei Damião também era um santo, mas sua presença foi evitada em muitas dioceses do Nordeste, pois afirmavam que sua pregação sobre pecado e inferno não estava de acordo com a ‘igreja’ do Vaticano II.

Aqui não vamos julgar se tais proibições eram justas ou não. A questão é outra! Em tempos de internet e redes sociais, proibir a presença física de alguém é irrelevante, já que através do celular, todo mundo chega em todo canto, sem precisar de permissão. Basta ter um carisma dado por Deus para entrar com liberdade no coração e nas casas dos fiéis.

Quem proíbe de pregar numa igreja para 200 pessoas não consegue proibir de falar para milhões na internet.

Nossa real preocupação deve ser a pregação da Verdade, e a Verdade não liga para limites territoriais. A verdade é Cristo Ressuscitado, e este costuma atravessar paredes e portas fechadas…”.

Tags:
BisposIdeologiaIgreja
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia