Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Os 4 mistérios que são revelados no sacramento do matrimônio

Happy Romantic Middle Aged Couple Enjoying Beautiful Sunset Walk on the Beach

EpicStockMedia | Shutterstock

Yohana Rodríguez - publicado em 20/09/23

Compreender os mistérios do matrimônio significa descobrir os caminhos que fazem o amor aumentar ao longo dos anos

O matrimônio é um sacramento que reflete a Santíssima Trindade de forma terrena, através do amor dos cônjuges. Do amor de duas pessoas nasce uma terceira, assim como acontece com Deus Pai e Deus Filho – que de tão grande amor nasce uma terceira pessoa, o Espírito Santo.

É por isso que, ao se compreender os mistérios do matrimônio, encontrar-se-ão novos caminhos pelos quais o amor aumenta ao longo dos anos, como consequência da união purificadora por meio do Espírito Santo.

No cristianismo, o casamento “significa uma promoção, porque, embora o corpo envelheça, o espírito se rejuvenesce e o amor muitas vezes é mais intenso. O tempo traz consigo a revelação do mistério do amor”, escreve Fulton J. Sheen em seu livro Três para casar”.

Esse sacramento revela-se em dois aspectos essenciais, que são a família e a ascensão no amor. Deus, em sua criação, pretendia que a união entre duas pessoas se concentrasse em continuar a manter a imagem da Santíssima Trindade. Portanto, os mistérios vividos são reflexo da doação e da evasão do egoísmo para focar no amor ao outro.

Deus não pretendia que o vigor durasse nos homens e a beleza nas mulheres, mas que reaparecessem nos filhos. É aqui que a Providência de Deus se revela”.

Fulton J. Sheen

O fruto do casamento são os filhos concebidos pelos pais. Neles se encontra aquele mistério pelo qual foi fundado o sacramento do matrimônio, que revive e mantém aquela união dos cônjuges ao longo do tempo.

Estes são os quatro mistérios pelos quais passa um casamento que continua a manter aquele “romance duradouro e encantador”:

1Esclarecimento sobre o corpo

Os cônjuges se conhecem através do mistério do corpo, que compreende a união do ato matrimonial. 

“O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido. A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa.”

1 Cor 7,3-4

Esta citação nos fala sobre como os cônjuges se conhecem como uma só carne, não são mais apenas seres individuais, mas foram abençoados com a união de corpo e alma.

2Maternidade e paternidade

Este segundo mistério começa com o nascimento do primogênito. É nesse momento que muda a percepção do homem ao ver sua mulher. A beleza dela é elevada, porque não só reflete a feminilidade, mas ele consegue ver a expressão da maternidade em sua totalidade.

Da mesma forma, as mulheres agora não só vêem a força dos homens, mas vêem a sua masculinidade expressa através da paternidade. 

3Capacidade dos pais de instruir o coração

O terceiro mistério se reflete na forma como os pais decidem orientar os seus filhos para o encontro com o Senhor, uma vez que os filhos atingem a idade da razão. É aqui que eles, como pai e mãe, descobrem este mistério ao exercerem o seu papel de apóstolos na própria família. Cabe a eles fortalecer essa união no Espírito Santo para gerar frutos.

4Contribuição para o bem-estar

Este último mistério exerce-se quando a família contribui fecundamente com a sociedade. É nesta união familiar, “onde a pessoa é valorizada, não pelo que vale ou pelo que pode fazer, mas principalmente pelo que é; seu status legal e posição são garantidos pelo próprio fato de viver”, diz Fulton J. Sheen. 

Doação em serviço

Os casais devem procurar que os seus filhos colaborem com a comunidade como Cristo faria, exercendo a doação aos outros através do serviço. Devem procurar ser pessoas honestas e benevolentes que participam da sociedade.

Esses mistérios que se revelam no casamento têm como objetivo santificar as pessoas que compõem a família. O mais importante para cumprir a finalidade do sacramento é ter proximidade com Deus para que Ele seja quem guia a união. Portanto, devemos sempre pedir ao Senhor que seja a cola da nossa própria família.

Tags:
AmorCasamentoEspírito SantomaridomatrimônioMulher
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia