Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Movimento Brasil Sem Aborto pede que STF rejeite preliminarmente a descriminalização no país

Bebê em gestação em risco de aborto

Shutterstock | Steve Allen

Reportagem local - publicado em 21/09/23

"Os presidentes das casas legislativas devem demonstrar ao poder judiciário, de forma inequívoca, qual é o seu papel, constitucionalmente previsto"

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto publicou nota neste dia 20 de setembro pedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite preliminarmente a descriminalização do aborto no Brasil.

Na véspera, a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte e prestes a se aposentar no mês que vem, havia pautado o julgamento, no plenário virtual, da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, apresentada em 2017 pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). A arguição pede que o aborto seja legalizado em todo o Brasil, sem necessidade de nenhuma justificativa, até a 12ª semana de gestação.

O comunicado do movimento pró-vida observa:

“O STF entrar no mérito da ADPF significa, para a Suprema Corte, assumir a posição de legislador, a fim de descriminalizar um ato contra o maior bem de todos, que é a vida, claramente protegida pela Constituição Federal. Neste sentido, o STF deve rejeitar preliminarmente a ADPF 442”.

A propósito da ADPF, o movimento recorda que se trata de um “instrumento jurídico previsto na Constituição, cujo objetivo é evitar ou reparar lesões causadas por atos que desrespeitem preceitos fundamentais da Constituição Federal de 1988 resultantes do poder público”. No entanto, a específica ADPF 442 tem o “claro objetivo”, segundo o movimento, de “descriminalizar o aborto no país, independentemente da condição da pessoa humana sendo gerada, excluindo das hipóteses de não incidência de punição previstas no Código Penal, com consequências perversas”.

A nota acrescenta:

“A argumentação do Psol é falaciosa, além de ser discriminatória, tendo em vista que a própria Constituição Federal protege a vida, a igualdade entre as pessoas, a não discriminação por idade, contra tratamento desumano e tortura como se observa no art. 3°, IV, caput do art. 5º e incisos III, XLI que constituem e protegem os direitos fundamentais”.

Afirmando o “seu apoio ao Congresso Nacional”, o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto enfatiza que os parlamentares não devem “se omitir neste debate”: em vez disso, devem “chamá-lo para si”, na qualidade de “representantes eleitos pelo povo”.

“Os presidentes das casas legislativas devem demonstrar ao poder judiciário, de forma inequívoca, qual é o seu papel, constitucionalmente previsto, e não meramente se submeterem ao Supremo Tribunal Federal. O poder legislativo não pode ser um poder atenuado, sob pena do Brasil se tornar uma democracia enfraquecida”.

Tags:
AbortoBrasilIdeologiaJustiçaVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia