Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

O papel da espiritualidade no tratamento e na prevenção da dependência química

Vista lateral de una joven mirando a la ventana sentada en el sofá en casa. Frustrada mujer confusa se siente infeliz problema en la vida personal

Fizkes |Shutterstock

Igor Precinoti - publicado em 26/09/23

É importante ficar atento aos principais sinais de dependência química. Segundo publicação da Universidade John Hopkins, estes são os principais sinais:

A dependência química é definida pela Organização Mundial da Saúde como alterações comportamentais, fisiológicas e cognitivas que se desenvolvem após o uso repetido de determinadas substâncias como o fumo, o álcool, medicamentos ou drogas ilícitas. Ou seja, a dependência é um termo que os médicos utilizam para descrever o uso continuado de certas substâncias quando surgem problemas relacionados ao seu uso. 

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em 2021, divulgou um relatório informando que mais de 36 milhões de pessoas sofreram de transtornos associados ao uso de drogas. Este mesmo relatório informava que, entre 2010 e 2019, o número de pessoas que usam drogas aumentou 22%. Números que pioraram com a pandemia, em um aumento relatado de 42% do uso de cannabis (maconha) e do consumo abusivo (não medicinal) de medicamentos durante aquele período de isolamento social. Ora, a dependência química, como sabemos, gera graves problemas na vida do indivíduo e que podem se estender para os membros da família desse dependente.

Muitas vezes, o problema, em seus estágios iniciais, não é percebido pelo dependente e/ou familiares que confundem o vício com “hábitos sociais normais”, como tomar todas as noites uma latinha de cerveja para relaxar ou, ainda, tomar comprimidos para melhorar a concentração antes de estudar etc. 

Por isso, é importante ficar atento aos principais sinais de dependência química. Segundo publicação da Universidade John Hopkins, estes são os principais sinais: 

  • Necessidade de quantidades cada vez maiores da substância para obter efeito (tolerância).
  • Sintomas (como tremores, febre, dor de cabeça etc.) que ocorrem a pessoa diminuir ou parar de usar a substância (abstinência). 
  • Gastar muito tempo para obter, usar e se recuperar dos efeitos do uso de drogas
  • Afastamento de atividades sociais e/ou recreativas.
  • Uso continuado da substância mesmo que a pessoa esteja ciente dos problemas físicos, psicológicos e familiares ou sociais causados por este uso.

Os fatores que levam alguém a contrair a dependência química são variáveis, incluindo pressões sociais, problemas psiquiátricos, genética, e, ainda, podemos incluir fatores culturais como o acesso facilitado ao álcool e ao cigarro, tais como em situações em que os pais oferecem bebidas alcoólicas aos filhos adolescentes ou fumam na presença de crianças.

Os sintomas da dependência química são muitos e, às vezes, graves. Por isso, os pais, educadores e profissionais de saúde devem ficar atentos a sinais como perda de peso, olhos vermelhos, fadiga constante, mudança de comportamento, ansiedade e insônia. Caso seja confirmado um caso de dependência química, o tratamento há de ser indicado o mais rápido possível.

Existem muitas estratégias para prevenir e combater a dependência química e todas se baseiam sobretudo no acolhimento. Como foi descrito aqui, muitos são os fatores que levam à dependência química e, por isso, o tratamento também é complexo, exigindo uma equipe multiprofissional, formada por psicólogo, médico, assistente social etc. Em algumas situações mais graves, uma internação pode ser necessária. 

Neste contexto de tratamento e prevenção da dependência química, é importante ressaltar a importância da fé e da espiritualidade, tanto na estruturação dos serviços de tratamento como componente auxiliar na terapia. 

Um estudo publicado, em 2019, pelo Journal of Religion and Health evidenciou que 73% dos programas de tratamento de dependência, nos EUA, incluem um elemento baseado na espiritualidade, como observado nos famosos 12 passos desenvolvidos e popularizados pelos Alcoólicos Anônimos (AA), sendo que os viciados com fé se beneficiam destes elementos apresentando uma cura mais rápida.

E mais: um estudo publicado, em 2018, pelo Journal of Youth and Adolescence com investigadores da Universidade da Virgínia e da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, ao estudar mais de 27 mil estudantes do Ensino Médio, concluíram que a espiritualidade está relacionada a um menor abuso de substâncias e a uma maior adaptação a situações estressantes.

Desta forma, é fácil concluir que a espiritualidade e a inclusão dos jovens na vida religiosa deve ser uma preocupação dos pais e – ainda mais – considerada um fator de prevenção à dependência química. Em contrapartida, o declínio do número de pessoas que se dizem pertencentes a uma religião, em breve, não será apenas uma preocupação das Igrejas, mas também se tornará uma preocupação de saúde pública.

Tags:
FamíliaSaúdeSociedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia