Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A Polônia regista queda no número de católicos

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Crucifixo sobre a bandeira da Polônia

HannaValentyna / Shutterstock

J-P Mauro - publicado em 04/10/23

Diminuição tem características regionais; declínio mais dramático é observado nas gerações mais jovens

A diminuição do número de pessoas que se declaram católicas, tendência em grande parte do mundo ocidental, começou a emergir também na Polônia, comumente considerada um baluarte da fé. Novos dados do GUS, instituto de estatísticas do país, revelam que o número de poloneses que se identificam como católicos caiu quase 20% na comparação com o censo anterior, feito em 2011.

Esses dados apontam que os católicos na Polônia caíram para 27,1 milhões (71,3% da população), contra os 33,7 milhões (87,6%) de dez anos antes. É um encolhimento que parece ser um tanto regional. As províncias orientais mantiveram grande parte da população católica: Subcarpática (82,9%), Świętokrzyskie (81,2%) e Lublin (80,7%). Já a Pomerânia Ocidental (64,5%), a Baixa Silésia (65,3%) e a Pomerânia (67,2%) estão entre as áreas com o menor número de católicos.

Em muitos casos, não se trata de uma “troca de religião”, mas da renúncia à religião em si: os poloneses que se dizem não religiosos quase triplicaram, passando de 2,4% em 2011 para 6,9% em 2021. As pessoas também parecem menos abertas para falar sobre a sua fé hoje: o número dos que se recusaram a responder a questões sobre religião também quase triplicou, de 7,1% para 20,5%.

O declínio mais dramático dos que se identificaram como não religiosos é observado nas gerações mais jovens. No censo de 1992, 69% dos jovens adultos poloneses disseram praticar a fé regularmente. O número caiu para 23% no censo de 2021. Dom Wojciech Polak, arcebispo de Gniezno, descreve esse declínio da fé entre os jovens como “devastador”.

A frequência à missa também diminuiu na Polônia. Em 2019, pouco antes da pandemia, 37% dos católicos do país relatavam assistir à missa semanalmente. Em 2021, no auge da pandemia, apenas 28% dos católicos relataram praticar a sua fé semanalmente. O relatório admite que os números de 2021 podem estar distorcidos devido ao fechamento forçado de igrejas durante os anos da crise sanitária. Os números pós-pandemia sobre a frequência à missa não foram incluídos.

Confira o relatório completo no site Notas da Polônia.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
CatólicosReligiãoSociedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia