Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Academia Brasileira de Letras não apoia adoção oficial da linguagem neutra no momento

Ideologia de gênero

Shutterstock / SrideeStudio

Reportagem local - publicado em 05/10/23

Presidente da ABL descreve esse modismo ideológico como "de nicho"

O atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, participou nesta terça-feira, 3, de reunião pública realizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a fim de tratar da assim chamada linguagem neutra.

Segundo Pereira, a ABL analisa o tema “com prudência” por se tratar de “fenômeno ainda incipiente e de nicho”. Seu eventual emprego em textos oficiais, prosseguiu, estaria fora do padrão da língua culta:

“Os documentos oficiais devem seguir as normas oficiais que estão vigentes. Se o professor quiser falar ‘todes’ na sala de aula, ele estará prejudicando a maioria dos alunos que não sabe o que é isso. Ele também não pode obrigar os alunos a usarem a linguagem neutra, porque não há nada que obrigue a isso”.

O presidente da ABL considera, no entanto, que o futuro pode trazer mudanças:

“A gente tem que ficar atento à continuidade do uso ou não dessa linguagem, ver até que ponto ela pode se ampliar na sociedade, fora do nicho na qual nasceu e que, no momento, só pessoas ligadas a esse nicho usam”.

Também participou da reunião pública desta terça o acadêmico Arnaldo Niskier, membro da ABL que já fez parte do Conselho Nacional de Educação. Seguindo a mesma linha de pregar cuidado para evitar precipitações, ele foi objetivo:

“A educação tem outras prioridades”.

Tags:
EducaçãoIdeologia de GêneroSociedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia