Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Arcebispo: “o sínodo não pode suprimir páginas da bíblia”

Sínodo 2023 Instrumentum Laboris/B2

Antoine Mekary | ALETEIA

Sínodo de outubro de 2023 no Vaticano

Francisco Vêneto - publicado em 16/10/23

"O sínodo não tem esse tipo de autoridade. Nem o papa remotamente quer isso"

Dom José Miguel Gómez Rodríguez, arcebispo de Manizales, na Colômbia, concedeu uma entrevista à agência de notícias ACI Prensa a propósito do Sínodo da Sinodalidade, que está acontecendo no Vaticano ao longo deste mês de outubro. Dom José Miguel afirmou na entrevista que “o sínodo não pode suprimir páginas da bíblia” – e reforçou:

“O sínodo não tem esse tipo de autoridade. Nem o papa remotamente quer isso”.

Quando perguntado sobre a eventual possibilidade de que sínodo aprovasse a a ordenação sacerdotal de mulheres e a concessão de bênçãos católicas para casais homossexuais, o arcebispo foi enfático:

“Não, mas a Igreja já conhece essa resposta”.

Deixando claro que os padres sinodais não têm legitimidade para alterar a doutrina católica, o arcebispo observou que, no entanto, o sínodo discute uma série de questões que desafiam a Igreja na sociedade atual:

“Antes do sínodo, poucos dias antes, publicaram as respostas do papa a algumas perguntas ou dúvidas que alguns cardeais tinham levantado, e essas perguntas também estão lá, de tal forma que o que o papa quer é que tratemos, com muito respeito e com muita delicadeza, as perguntas que as pessoas têm no coração e que as respondamos com tal altura que ninguém se sinta ofendido, que todos tenham clareza na mente sobre a razão das coisas”.

Em dias passados, também o cardeal mexicano Juan Sandoval Íñiguez, arcebispo emérito de Guadalajara, enfatizou que os sínodos não têm autoridade para alterar a doutrina católica.

Tags:
BisposDoutrinaSínodo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia