Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 22 Fevereiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Ditadura da Nicarágua manda 8 padres para centro de tortura

NICARAGUA

AFP PHOTO-NICARAGUAN PRESIDENCY-JAIRO CAJINA

Ditador Daniel Ortega e sua mulher e vice-presidente Rosario Murillo

Francisco Vêneto - publicado em 18/10/23

Imprensa independente confirmou a transferência dos sacerdotes para o mais temido presídio nicaraguense

A ditadura da Nicarágua, encabeçada pelo ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega e sua mulher Rosario Murillo, mandou pelo menos oito padres católicos para um centro de tortura de presos políticos conhecido no país como El Chipote.

Com base nas informações de fontes próximas à Conferência Episcopal da Nicarágua, o jornal El Confidencial confirmou que a transferência dos sacerdotes para o mais temido presídio nicaraguense foi realizada na madrugada deste domingo, 15. Até então, eles estavam em prisão domiciliar no seminário nacional Nossa Senhora de Fátima, em Manágua. Outros veículos de imprensa independentes, como La Prensa, também divulgaram o fato.

Por outro lado, nem sequer as famílias dos sacerdotes, segundo declarações de seus advogados a El Confidencial, receberam confirmação oficial sobre a sua transferência para o presídio.

Os oito padres levados para El Chipote foram identificados como Álvaro Toledo, Cristóbal Gadea, Eugenio Rodríguez Benavides, Iván Centeno, Julio Ricardo Norori, Osman Amador Guillén, Ramón Esteban Angulo Reyes e Yesner Cipriano Pineda.

A maioria dos sacerdotes católicos que a ditadura de Daniel Ortega mantém atualmente na cadeia pertence à diocese de Estelí, que era administrada pelo bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, também preso inconstitucionalmente. Dom Rolando foi condenado a mais de 26 anos de prisão, acusado sem provas de “traição à pátria” por ser aberto opositor do regime.

Tags:
ditaduraIdeologiaPerseguiçãoPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia